Novo Dia - Associação para a Inclusão Social

Novo Dia - Associação para a Inclusão Social

Somos uma equipa multidisciplinar que trabalha junto das comunidades mais desfavorecidas, visando a inclusão social através do apoio prestado na rua e nos centros de acolhimento de emergência e temporários. Valorizamos a dignificação humana, a não discriminação e promovemos o acompanhamento dos indivíduos no seu percurso de inclusão mobilizando os recursos existentes na sociedade e junto dos parceiros.

A primeira ação de intervenção da Novo Dia realizou-se no ano de 2002, tendo-se iniciado com o Projeto de Luta Contra a Pobreza denominado ”Serviço de Apoio Integrado à Mulher”, com a abertura da valência "Centro de Acolhimento Temporário para Mulheres em Risco – A Casa”.

No ano de 2003 é criada a "Unidade Móvel” de apoio de rua, dando início à atividade de intervenção direta com a população sem-abrigo. Posteriormente, no ano de 2005 este Projeto é integrado no Acordo de Cooperação com o Instituto de Ação Social. É reforçada a Unidade Móvel de apoio às pessoas sem-abrigo integrando o projeto "Extremos da Ilha”.

No ano de 2005, no mês de março, é criado o "Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Politicas de Igualdade – CIPA”, promovido pelo Instituto de Ação Social no âmbito do Projeto Violeta.

Em janeiro do ano de 2006 a Novo Dia inaugura uma nova valência, o "Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para Homens – CATE”.

Ainda no ano de 2006, no mês de novembro, é inaugurada a valência "Centro de Emergência para Mulheres em Risco – Drop In".

Por último, a 1 de julho de 2014, após a realização de algumas alterações na valência "Centro de Emergência para Mulheres em Risco – Drop In", esta passa a acolher utentes de ambos os sexos que se encontrem numa situação de sem-abrigo.

Áreas de Intervenção:
Ação Social, Cooperação para o desenvolvimento e/ou ajuda humanitária


Morada e contactos
Rua Ernesto do Canto, nº 40, 2º andar

São Pedro, Ponta Delgada
9500-312 PONTA DELGADA
São Miguel

Horário de Funcionamento

9h00 às 17h00



Ações em curso

Sem ações a decorrer neste momento.

← Voltar