Governo dos Açores disponibiliza plataforma para dinamizar o voluntariado na Região

16 de Julho de 2020

Governo dos Açores disponibiliza plataforma para dinamizar o voluntariado na Região

O Diretor Regional da Solidariedade Social disse hoje, em Angra do Heroísmo, que a Plataforma do Voluntariado, uma nova ferramenta criada pelo Governo dos Açores, pretende ser “um instrumento de qualificação, responsabilização, sensibilização e dinamização do voluntariado na Região”.

Marco Martins, que falava na apresentação desta plataforma, cerimónia que contou com a presença da Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, salientou que se trata de um instrumento de âmbito regional que “vem acrescentar valor ao papel de cada um de nós na sociedade”.

“A Plataforma do Voluntariado visa sistematizar a informação relativa à oferta e à procura do voluntariado, em todos os domínios de atividade, mediante a inscrição de organizações promotoras e de voluntários, e a submissão de ações de voluntariado”, frisou.

O Diretor Regional disse ainda que a plataforma “procura contribuir para a qualificação dos voluntários e das organizações promotoras de voluntariado, promover um voluntariado responsável e seguro para todos os intervenientes e dinamizar e concentrar o fluxo de informação nesta área”.

As organizações promotoras podem encontrar nesta plataforma um meio de organização do voluntariado da instituição, dado que, através dela, podem selecionar e convidar voluntários a integrar as ações que disponibilizam.

O endereço www.voluntariado.azores.gov.pt  vai permitir a emissão de programas de voluntariado, cartões de identificação de voluntários, certificados de participação, bem como proceder à avaliação dos voluntários e ações, assim como à emissão de relatórios de execução das ações de voluntariado que sejam promovidas.

“A plataforma vai permitir ainda a submissão de pedidos de apoio à Direção Regional da Solidariedade Social, designadamente os relacionados com a medida de apoio financeiro para pagamento das despesas com o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil dos voluntários, que vamos lançar até ao final do ano”, adiantou Marco Martins.

“Queremos com este conjunto integrado de ações sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado, divulgar projetos e oportunidades, contribuir para o aprofundamento da temática, disponibilizar informações sobre voluntariado, bem como promover ações de formação para entidades promotoras e para voluntários”, disse o Diretor Regional.

http://www.azores.gov.pt/GaCS/Noticias/2020/Julho/Governo+dos+A%c3%a7ores+disponibiliza+plataforma+para+dinamizar+o+voluntariado+na+Regi%c3%a3o.htm



Voltar